8 melhores apps para fazer videochamada pelo celular em 2022


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

As videochamadas já fazem parte da rotina e são usadas tanto para fins corporativos como para bater papo com os amigos e a familiares. As chamadas de vídeos diminuem a sensação de distância e, dependendo do aplicativo, permitem falar com até 250 pessoas de uma só vez!

1. Google Duo

Imagem de divulgação do app de videochamada Google Duo

O Google Duo é um app de videochamadas com uma interface simples, mas repleto de funções adicionais. É possível criar salas com até 32 pessoas com segurança, graças à tecnologia de criptografia de ponta a ponta.

O programa conta ainda com filtros de realidade aumentada para tornar suas conversas mais divertidas. Os usuários podem gravar trechos das reuniões e compartilhar com todos os participantes. Há também a opção de enviar mensagens de texto e voz para os contatos de sua lista.

2. Skype

Mensagens instantâneas e videochamada com o Skype

Um dos pioneiros entre os programas de videochamada, o Skype permite fazer chamadas de vídeo com até 49 pessoas em alta resolução. Os usuários podem compartilhar a tela do dispositivo para que todos vejam o que está sendo exibido em seu celular.

Assim como outros aplicativos de comunicação, conta com troca de mensagens de texto individuais ou em grupo e compartilhamento de arquivos de foto e vídeo.

No entanto, o diferencial do app está na possibilidade de ligar para telefones tradicionais, além de enviar e receber SMS através do próprio aplicativo. O custo desses serviços são bem inferiores às taxas de roaming ou ligações internacionais.

  • Skype (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

3. Zoom

Imagem de divulgação do app Zoom

O Zoom permite reunir até 100 pessoas por sala de conferência. Basta acessar o link enviado pelo criador para entrar na conversa. Se quiser, pode optar por deixar câmera e microfone desligados e se comunicar por mensagens de texto em um chat integrado.

Para que a dinâmica funcione, é colocada em destaque a imagem de quem estiver falando. Pensado para fins corporativos, o programa oferece recurso de compartilhamento da tela do aparelho com todos os participantes. Mas nada impede que seja usado em videochamadas informais.

É possível ter conversas em grupo gratuitas por até 40 minutos. Se precisar de mais que isso, é necessário aderir um plano pago. Se o papo for apenas entre duas pessoas, não há limite de tempo.

  • Zoom (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

4. WhatsApp

Mensagens instantâneas e videochamada com o WhatsApp

O WhatsApp não poderia ficar de fora da nossa seleção. O app de bate-papo permite até oito pessoas em uma chamada de vídeo. Perfeito para reunir a família ou os amigos próximos, afinal, é provável que todos já tenham o aplicativo instalado no celular.

Não há limite de tempo para as chamadas, que podem ser feitas usando a rede Wi-Fi ou de dados móveis. Além das ligações de vídeo, permite também chamadas por voz. E, claro, enviar mensagens de texto e áudio, compartilhar fotos, vídeos e documentos, entre outros recursos.

5. Google Meet

Imagem de divulgação do aplicativo de videoconferência Google Meet

O Google Meet é o serviço de videochamadas voltado para reuniões corporativas, comportando até 250 pessoas por chamada. Basta criar uma reunião ou acessar o link enviado pelo organizador do encontro.

Durante a chamada de vídeo, é possível enviar mensagens através de um chat integrado, participar de enquetes e compartilhar a tela com os demais participantes. O aplicativo conta ainda com o recurso de exibição de legendas em tempo real.

Usando a tecnologia de conversão de voz em texto, a funcionalidade é ideal para pessoas com problemas de audição. Também pode ser aproveitada por aqueles que não estão familiarizados com o idioma falado na reunião.

6. Viber

Mensagens instantâneas e videochamada com o Viber

Com o Viber, é possível fazer chamadas de vídeo com até 40 pessoas com qualidade de som e imagem em HD. Claro, isso depende da velocidade de conexão do usuário.

O app também permite trocar mensagens de texto e se destaca pelas extensões de outros aplicativos, que adicionam funções extras. Há plugins do Spotify, YouTube, Yelp, entre outros. Isso sem falar do recurso de Bate-Papo Secreto, que destrói as mensagens assim que são lidas.

  • Viber (grátis, mas oferece compras no app): Android |iOS

7. imo

Mensagens instantâneas e videochamada com o imo

Apesar de simples, o imo é um app muito atrativo. Além de ser leve, conta com diversos tipos de emoji e outras figurinhas para turbinar suas mensagens. Mas é mais conhecido por permitir chamadas de vídeo ou o envio de fotos e gravações através do chat.

Com uma boa velocidade de internet, falar com amigos e familiares em qualquer lugar do mundo se torna uma tarefa fácil. Basta abrir o aplicativo, selecionar o contato e clicar no botão para fazer uma videochamada. Perfeito para quem quer simplicidade, mas com recursos eficazes de chat e ligação.

  • imo (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS

8. Tango

Mensagens instantâneas e videochamada com o Tango

Mais do que um mensageiro, o Tango é uma espécie de rede social. O app permite ver as pessoas que utilizam o aplicativo perto de você e enviar uma mensagem ou ligar para elas por vídeo. Tudo isso com recurso de videochamadas de alta qualidade de som e imagem, sendo fácil encontrar alguém com quem conversar.

  • Tango (grátis, mas oferece compras no app): Android | iOS.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desde 2012, escreve sobre tecnologia e tenta descomplicar a vida dos usuários de dispositivos eletrônicos.