Como recuperar fotos apagadas no Google Fotos


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

É possível recuperar fotos e vídeos apagados do Google Fotos de forma rápida, tanto do celular quanto do PC. Se o recurso de sincronização e backup estiver ativado, os arquivos ficam armazenados na lixeira por 60 dias. Depois disso, são excluídos para sempre.

O AppGeek mostra como recuperar os itens da lixeira e dá dicas de onde eles podem estar escondidos em seu celular. Se não encontrar, pode recorrer a apps que prometem recuperar fotografias antigas removidas por engano. Confira!

No celular

Para realizar o processo, é necessário ter o app do Google Fotos instalado no celular Android ou iPhone.

1. Abra o Google Fotos e vá na aba Biblioteca;

Restaurar Google Fotos

2. Então, toque sobre a pasta Lixeira;

3. Dê um toque prolongado sobre a foto ou vídeo que deseja restaurar. Depois, é possível selecionar mais de um arquivo, basta tocar sobre eles;

4. Agora, vá em Restaurar.

A imagem recuperada estará na pasta onde estava antes de ter sido excluída.

No PC

1. Acesse a página do Google Fotos e clique em Acessar Google Fotos. Faça o login com os dados de acesso de sua conta do Google;

2. Agora, vá no ícone formado por três linhas, situado no canto superior esquerdo da tela. No menu que abrir, clique em Lixeira;

Recuperar fotos e vídeos Google Fotos

3. Passe o mouse sobre a foto ou vídeo que deseja restaurar. Note que surgirá um ícone de um círculo com um check () dentro. Clique sobre ele. Se quiser, clique sobre outros arquivos para restaurá-los simultaneamente;

recuperar fotos e vídeos Google Fotos

4. Finalize o processo em Restaurar, que aparecerá no canto superior direito da tela.

O que fazer se a foto não estiver na lixeira

Não encontra a foto ou vídeo desejado na lixeira? É possível que você não tenha ativado o backup e sincronização dos arquivos no Google Fotos. Caso tenha ativado, e a foto tenha sido excluída há menos de 60 dias, o Google sugere outras possibilidades para encontrá-la:

  • A foto ou vídeo pode estar em uma pasta diferente da que procura. O arquivo pode, por exemplo, estar na pasta de um app, como WhatsApp, Facebook ou Instagram. As pastas estão disponíveis na aba Biblioteca do Google Fotos.
  • Será que a foto não foi arquivada? Procure na pasta Arquivo do Google Fotos, que também está na aba Biblioteca do app.
  • Foto desapareceu de repente? Pode estar com a data errada. Isso é comum em arquivos digitalizados ou transferidos de um aparelho com data e hora diferentes do seu. Para encontrá-los, pesquise por termos-chave como localização ou nome de quem está na imagem, caso use os marcadores do Google Fotos.

Apps terceiros podem ajudar

recuperar fotos

Se realmente não encontra a foto ou vídeo e acredita que ela tenha sido excluído de vez, é possível recorrer a apps de recuperação de arquivos. Abaixo, listamos as principais opções disponíveis na Play Store.

No artigo sobre como recuperar fotos excluídas no Android rapidamente, o AppGeek ensina como realizar o processo usando o aplicativo DigDeep Image Recovery. A restauração pode ser feita em poucos toques na tela.

Libere espaço no celular sem perder as fotos

Não quer mais arriscar perder suas fotos e vídeos armazenados no celular? Uma alternativa é ativar o backup e sincronização automática desses arquivos no Google Fotos. Além de permitir acessá-los de qualquer aparelho através do app ou do site, também garante que fiquem armazenados por 60 dias na lixeira depois que forem deletados.

O backup também permite liberar espaço no dispositivo quando o armazenamento de seu smartphone estiver chegando ao limite. O app dá a opção de excluir os arquivos que já estão salvos no serviço.

recuperar fotos google fotos

Se aceitar, as fotos e vídeo com mais de 30 dias serão excluídos de seu celular, liberando diversos gigabytes no aparelho. O Google assegura que estarão armazenados em backup na galeria do Google Fotos.

Após liberar o espaço, poderá acessar seus arquivos removidos do celular no app do Google Fotos, bem como no site do serviço.

Recuperar fotos e vídeos Google Fotos

A sua conta do Google tem 15 GB disponíveis para uso gratuito, divididos como quiser entre Google Fotos, Gmail e Drive.

Mas como ativo o backup do Google Fotos?

O processo é bastante simples, mas deve ser feito quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi. Assim, evita o consumo excessivo de seu pacote de dados móveis.

Abra o Google Fotos e toque sobre sua imagem de perfil no topo da tela. Depois, vá em: Configurações do FotosBackup e sincronização → ative a chave ao lado de Backup e sincronização.

recuperar fotos Google Fotos

Veja também:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries.