A Netflix permite alterar a qualidade de vídeo através das configurações de conta dos usuários. O processo pode ser realizado tanto no celular quanto no PC e ajuda a economizar no consumo de dados da internet.
O serviço de streaming oferece quatro opções de qualidade de exibição de conteúdo, de acordo com o uso de dados por tela. Há a automática (predefinida, assim como o uso de dados), básica (com o uso de até 0,3GB por hora) e padrão (com o uso de no máximo 0,7GB por hora).
Há ainda o modo de visualização em melhor qualidade, que gasta 3GB por hora com o HD ativado, e 7GB por hora com o Full HD. No entanto, só têm acesso a conteúdos em alta definição os assinantes dos planos Standard, que contempla o uso de duas telas, e Premium, que permite quatro dispositivos simultaneamente.
Confira a seguir como é fácil alterar a qualidade de vídeo na Netflix no computador e no celular. Descubra ainda por que a resolução entregue não é a prometida e os possíveis motivos para que o HD não esteja funcionando em seu aparelho.
Como alterar a qualidade do vídeo na Netflix no PC
1. Acesse o site da Netflix;
2. Caso não esteja logado, faça o login inserindo seus dados de acesso;
3. Na tela inicial, toque no ícone de uma seta para baixo, situada no canto superior direito, ao lado da sua imagem de perfil;
4. No menu que abrir, clique em Conta;
5. Role a tela até o final, e clique em Configurações de reprodução;
6. Agora, é o momento de selecionar a qualidade do vídeo, de acordo com o uso de dados por tela. As opções disponíveis são: Automático, Baixo, Médio e Alto;
- Os modos Baixo e Médio são ideais para quem usa pacotes de dados móveis ou internet com largura de banda limitada para assistir aos vídeos. Ao ativá-los, é possível evitar o gasto excessivo dos dados.
7. Confirme sua escolha em Salvar.
Como alterar a qualidade do vídeo na Netflix no celular
Caso ainda não tenha, baixe e instale o app da Netflix em seu dispositivo Android ou iOS. Depois, basta seguir os passos abaixo:
1. Abra o app da Netflix;
2. Acesse a aba Mais;
3. No menu que abrir, vá em Configurações do aplicativo;
4. Toque em Uso de dados da rede celular;
5. Um menu surgirá na tela. Para personalizar, é necessário desativar a chave Automático. Em seguida, selecione uma das opções entre Somente Wi-Fi, Salvar dados e Máximo de dados;
- Na opção Automático, o serviço de streaming procura o equilíbrio entre o uso de dados e a qualidade do vídeo.
- Já em Somente Wi-Fi, como o próprio nome sugere, só permite a reprodução caso o aparelho esteja conectado a uma rede do tipo.
- Se optar por Salvar Dados, é possível assistir a até seis horas de conteúdo consumindo somente 1GB.
- Por fim, o item Máximo de dados é recomendado apenas a quem tem pacote ilimitado de dados. Com o objetivo de oferecer a melhor qualidade de vídeo possível, pode consumir 1GB a cada 20 minutos.
6. Confirme sua escolha em OK.
Problemas para assistir aos vídeos da Netflix em HD? Entenda
Caso esteja tendo dificuldades para assistir a seus filmes e séries favoritos em HD, a própria Netflix explica os possíveis motivos. Primeiramente, é necessário ser assinante dos planos Standard, com suporte a 2 telas, ou Premium, compatível com 4 dispositivos simultâneos.
A conexão com a internet também é imprescindível para que o streaming apresente a qualidade prometida. Para assistir em alta resolução, é necessário que a conexão entregue, pelo menos, 5Mb (megabit) por segundo. Já para Full HD, são requisitados 25Mb por segundo. Confira abaixo o que é recomendado pela Netflix:
- 0,5 megabits por segundo – Velocidade de conexão de banda larga necessária
- 1,5 megabits por segundo – Velocidade de conexão de banda larga recomendada
- 3,0 megabits por segundo – Recomendada para qualidade SD
- 5,0 megabits por segundo – Recomendada para qualidade HD
- 25 Megabits por segundo – Recomendada para qualidade Ultra HD
É fundamental ainda confirmar se o aparelho usado é compatível com a exibição de conteúdo em HD (com qualidade igual a 720p ou superior). Para isso, a empresa recomenda consultar o site do fabricante ou manual do produto.
Também é aconselhado checar se o aparelho está configurado para a exibição de vídeos em alta definição. Segundo o serviço, o ideal é conferir se o dispositivo está conectado a uma saída de vídeo compatível, como HDMI ou Componente de vídeo.
Vídeos com a imagem ruim ou distorcida: veja o que fazer
Se após seguir as orientações acima, o vídeo for exibido com a qualidade inferior à esperada, é possível recorrer a alguns truques. As dicas são dadas pela própria Netflix.
1. Pare a exibição do conteúdo durante um minuto e retome;
2. Confira as definições de reprodução de vídeo;
3. Confirme se a sua rede suporta a exibição de vídeos em streaming - algo que é restrito em muitas redes de Wi-Fi públicas;
4. Cheque a velocidade de ligação da internet;
5. Reinicie o aparelho;
6. Saia de sua conta da Netflix e entre novamente;
7. Reinicie a conexão com a internet, caso esteja utilizando uma rede doméstica;
8. Ligue o equipamento diretamente ao modem, através de cabo;
9. Melhore o sinal do Wi-Fi ao mudar o roteador de lugar, deixando-o longe de dispositivos que possam causar interferência (como micro-ondas e telefones sem fio). Outra dica é não deixá-lo ao nível do chão, mas sempre em uma mesa ou estante.
Para além da plataforma de streaming mais famosa do mundo, temos uma lista dedicada aos viciados em filmes e séries para quem não quer perder nenhuma novidade ou lançamento.